Navigation Menu

                          ABOUT GOSH                 THE BLOGGERS                 WHERE TO BUY

SUSTOS DE AMOR


Quem me acompanha nas redes sociais (facebook, instagram, snapchat) deve ter percebido que esta semana foi tudo menos fácil. Acontece a quem é apaixonado pelos animais. Eu sou. Tenho uma gata e duas cadelas; e cada uma à sua maneira me tem dado tantas alegrias que compensam todas as agonias, como esta que vos vou contar. A Mel, a minha cadela mais novinha que fez agora um ano, é terrível. Nunca para quieta. Já destruiu várias vezes todas as camas, já estragou todas as proteções no jardim, entre muitas outras coisas... Anda sempre a fazer asneira, resumindo. Não basta roer tudo e mais alguma coisa, como agora também resolveu arriscar outros terrenos…



Há uma semana acordei cheia de preguiça e na noite anterior, depois de vir de Espanha, nem tinha tirado a mala do carro. Cansada, pedi ao meu irmão que fosse ao carro buscar-me, então, as coisas. Mas ele deixou a porta aberta e não voltava. Irritada, desci as escadas para lhe "dar nas orelhas". Desta vez, ele tinha razão para demorar. A Mel estava a sangrar do nariz e estava estranhamente calma e em baixo. Assustada, desci as escadas até ao jardim para ver o que se passava. Quando cheguei, a Mel mal se aguentava em pé e a respiração dela… ainda consigo ouvi-la na perfeição, tal foi o pânico em que fiquei. A minha pequena estava numa aflição assustadora. Liguei logo para a veterinário a pedir se podia recebê-la mas a Dra. Fátima Custódia disse para não perder tempo e para irmos com ela imediatamente para o Hospital Veterinário do Restelo. Seguimos o mais rapidamente possível. A Mel estava tão mal que quase adormecia em pé. Tivemos que a pegar ao colo que ela não conseguia saltar para o carro. Quando o Dr. Miguel a viu, o estado era o pior possível. Hemorragia pulmonar severa. Possibilidades: Ter comido um rato envenenado na melhor das hipóteses ou leptoespirose (acho que é isto) que podia ser fatal. Acreditem, caiu-me tudo. Não vale a pena dizer como foram os dias seguintes mas o lado positivo disto é que hoje, a minha pequenina já está em casa. Já salta e já está quase boa. Apesar de ter que ter cuidados e que tomar medicação, já está connosco...


Mas tudo isto para vos dizer que a relação que temos com os nossos animais de estimação faz todo o sentido e que não nos devemos sentir mal por nos importarmos; mesmo que para quem não perceba possa parecer estranho. Se nos custa não saber como dizer-lhes porque temos de os magoar para ficarem bons, se nos dói quando lhes damos menos atenção, ou quando sofremos tanto, tanto por termos de os deixar ir. Tudo isso faz parte do amor e da escolha que fizemos. Do compromisso que assumimos em cuidar deles e em fazer tudo o que esteja ao nosso alcance para os fazer felizes. E quem é que resiste àquele olhar meigo e silencioso, seja por um dia ou por uma vida toda?


1 comentário:

  1. Eu tenho 7 cães e 2 gatos e custa-me imenso quando algum deles não aparece em casa ou está doente. Eles são os nossos "filhos" e os nossos melhores amigos! Beijinhos para ti e para a MEL!

    http://heartlover16.blogspot.pt

    ResponderEliminar