Navigation Menu

                          ABOUT GOSH                 THE BLOGGERS                 WHERE TO BUY

PRÉ-MAQUILHAGEM: OS 4 PASSOS ESSENCIAIS


Falamos frequentemente de dicas de maquilhagem, sobre como aplicar o batom, como fazer um eyeliner, como corrigir isto ou aquilo, mas e o que devemos fazer concretamente antes de nos maquilharmos? Para que qualquer produto resulte é necessário que haja uma pele cuidada como "pano de fundo". E, para isso, há alguns conselhos a seguir. Então, o que devemos fazer sempre antes, e porquê? Os 4 passos por ordem:

1) Limpeza, limpeza, limpeza:




Tornar-nos mais bonitas ou disfarçar imperfeições poderiam resumir as razões pelas quais nos maquilhamos. Mas o primeiro trunfo para qualquer maquilhagem bem sucedida passa sempre por uma limpeza da pele. (Falarei brevemente sobre como fazê-lo adequadamente de manhã e à noite, mas para já vamos concentrar-nos na importância que assume numa pré-maquilhagem seja em que altura do dia for). Limpar o rosto é fundamental para eliminar as impurezas e a oleosidade. Nunca devemos "remaquilhar-nos" ou partir de uma pele que não esteja impecavelmente limpa. Só assim o nosso rosto irá “receber” o que lhe colocarmos e parecer ainda melhor. É isso que pretendemos, certo? Para além disso, o comportamento da epiderme com a maquilhagem é completamente diferente se partirmos de uma boa "base". Atenção, caso lavem a cara antes da limpeza, a temperatura da água deve ser tépida ou fria. 

Dica: Utilizem um sabonete ou um gel de limpeza específico e adequado ao vosso tipo de pele. Após este ritual, recomenda-se também o uso de um tónico que  limpe as restantes impurezas e devolva à epiderme o seu ph natural. Algumas soluções de limpeza trazem um 2-em-1. É uma questão de verem como a vossa pele reage melhor.

2) Hidratação

Pele limpa (respirem fundo, sabe bem não sabe?). Mas ainda sentem repuxar um bocadinho ou que falta qualquer coisa? Claro: Falta hidratar! Aqui já sabem que entra aquilo que costumam utilizar. Um sérum e um creme são as melhores escolhas mas depende daquilo que o vosso dermatologista vos indicar. Falando de mim, utilizo um hidratante normal para pele mista e, como já vou tendo algumas rugas de expressão, estou a usar um hidratante para essa função. Para além disso, quando sinto que a minha pele está mais seca aplico um sérum para reforçar o efeito. Cada caso é um caso, como se costuma dizer mas o importante é que hidratem a vossa pele antes de qualquer maquilhagem; se não fizermos uma boa preparação da pele, esta vai “sugar” a maquilhagem e deixar as nossas imperfeições muito mais visíveis. Atenção: Cuidado com hidratantes demasiado oleososos.

3) Protetor solar:




É imprescindível. Onde quer que estejam, seja em que altura do ano for. A "lenga-lenga" que já conhecem de cor e salteado, mas que nunca é demais repetir já que poucas mulheres seguem este passo. O protetor solar deve ser usado todos os dias de manhã. 

Dica: Há vários cremes hidratantes de rosto que já trazem um filtro solar considerável, pelo que se for o caso podem passar este passo. Atenção: Não se esqueçam de tratar o vosso pescoço da mesma forma com que tratam o rosto!

4) Primer

Este último passo é facultativo, mas ajuda muita gente e é utilizado para  uniformizar a pele, diminuir a oleosidade, fechar os poros e fazer a maquilhagem durar mais tempo. Nem toda a gente precisa ou gosta, mas nalgumas pessoas faz toda a diferença já que preenche a superfície da pele e a deixa lisa para a base. Especialmente indicado para quem tem poros abertos, linhas de expressão ou marcas de acne.


Dica: Se ainda não têm nenhum primer, podem comprar um dos da Gosh que são muito bons.




0 comentários: